terça-feira, 29 de abril de 2008

Tomada de decisão

Tomada de decisão, eis aqui uma coisa com a qual, se já não estamos habituados, teremos dificuldade ao entrar na área de gerência. Acontece que no cotidiano lidamos com tomada de decisão, mas nem sempre utilizamos técnicas para fazê-lo. Na realidade na maioria dos casos tomamos decisões de forma empírica ou simplesmente nos deixamos levar. Quando se está à frente de um projeto isto não pode ocorrer.
Outro fator que está presente em um projeto e que geralmente é inimigo da boa tomada de decisão é o tempo. O gerente novato pode se sentir bastante inseguro para tomar alguma decisão de impacto para o projeto. Ou mesmo pode levar tempo demasiado para reagir o que significa atraso para o projeto.

A tomada de decisão geralmente está associada a um risco para o projeto. Ou melhor, a tomada de decisão consiste em adotar a alternativa que representa menor risco para o projeto. Ou ainda, tomada de decisão visa sempre minimizar os riscos (negativos) de um projeto.

O PMBOK estabelece um área para a gerência de riscos e para ela quatro processos:

  1. Identificação dos riscos;
  2. Quantificação dos riscos;
  3. Desenvolvimento das respostas e
  4. Controle das respostas
Na minha opinião, o processo com maior grau de dificuldade é a quantificação dos riscos pois se soubéssemos quantificar exatamente cada risco, ficaria mais fácil combatê-los e optar pela resposta correta. O problema é que essa análise apesar de poder ser quantitativa geralmente tem seu maior peso no aspecto qualitativo. Ou seja, geralmente não temos números exatos pra decidir.

Como Evitar

Alguém disse uma certa vez (acho que foi Maquiável, não estou bem certo) que: "A decisão lastreia-se na informação, mas brota da sabedoria". Daí podemos dizer que para tomar decisão é necessário informação, boa informação e da maneira mas rápida que pudermos obter. Porém só a informação não basta tem que haver sabedoria o que nos tempos de hoje chamamos de experiência. Sim, acho que só com o tempo e o aprendizado é que se aprimora a tomada de decisão.
Em termos práticos, caso são possua a informação suficiente, procure-a, consulte quem saiba (a boa e velha opinião do especialista). Se dispuser de tempo, investigue através de protótipos (spike solutions, por exemplo). Outra técnica que ajuda é a da árvore de decisão.
Há também algumas ferramentas disponíveis para quantificar e analisar riscos:
É preciso ter em mente algumas coisas :
  • Nunca despreze toda e qualquer informação que possa ser útil
  • Documente sempre o porquê de se tomar determinada decisão
  • Controle se a resposta ao risco (decisão tomada) está sendo satisfatória
  • Não tenha vergonha de voltar atrás caso perceba que tomou alguma decisão errada (antes tarde do que nunca)
  • Uma decisão rápida vale mais do que uma indefinição muito longa
  • Não chore o leite derramado, se tomou a decisão errada trate de aprender com ela, isto é faz parte do processo de ganhar experiência.
Boa sorte e mãos a obra. Até Breve!
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Um comentário:

Ricardo Pernambuco disse...

Caro colega,

Muito apropriado os temas abordados em seu blog.

Acredito que o que faz um gestor de sucesso é tomar decisões erradas na menor quantidade possível. Porém uma coisa é certa, elas virão. Faz parte do processo de amadurecimento.

Seu blog fará parte de meu blogholl.

Amigo, só não gostaria de tratá-lo como "Gerente de TI" fica um pouco impessoal.

Forte abraço e parabéns!!

Ricardo Pernambuco.
http://bemsucedidoemti.blogspot.com