Dada a importância que tem está área decidir me aprofundar mais um pouco em alguns detalhes. Neste post tratarei da comunicação interna seus problemas e alternativas para contorná-los.
Uma boa prática mas que se não for bem aplicada toma um tempo enorme num projeto são as reuniões com as equipes e com os clientes. Essas reuniões quando não são bem planejadas e conduzidas tendem a se tornar longas e enfadonhas. Uma tentativa que fizemos foi o de fazer reuniões a cada 15 dias (nossa iteração) nessas reuniões eram repassados todas a metas atingidas, o problemas, as soluções encontradas dentre outras informações. O problema com está abordagem foi que além de acumular muitos assuntos alguns problemas descobertos no início da iteração esperavam até o fim para serem resolvidos.
Como superei?
De início as reuniões passaram a ser semanais, depois passaram a ser diárias mas ainda sem um planejamento. Isso mesmo, por menores que sejam as reuniões, elas precisam acontecer com o mínimo de planejamento. Para isso recorremos ao SCRUM que define as seguintes regras para as reuniões diárias : (tradução nossa)
- Devem ser diárias;
- Devem acontecer no mesmo local e no mesmo horário todos os dias;
- Não devem durar mais de 30 minutos (no nosso caso adotamos 15 min com 5 min de tolerância); Uma dica neste caso é usar o celular para alarmar a cada cinco minutos.
- O SCRUM master é apontado (no nosso caso o próprio gerente do projeto)
- o Scrum Master é responsável por perguntar a todos da equipe
- O que você fez desde a última reunião?
- Quais foram as dificuldades na execução de sua tarefa?
- O que você pretende fazer de agora até a próxima reunião?
- A conversa só é permitida para responder as 3 perguntas acima;
- Reuniões podem ser estabelecidas para logo após essa reunião; (geralmente estas reuniões servem para que alguns membros da equipe possam debater mais detalhadamente sobre problemas e/ou soluções)
- O Scrum master é responsável por tomar decisões imediatas para romover impedimentos a resolução de problemas;
É preciso evitar que estas reuniões se tornem encontros para colocar a conversa em dia, fazer lanches, conversar sobre futebol, fim de semana, etc. (armadilhas scrum)
Mesmo com as reuniões diárias outras reuniões eram necessárias e as vezes mais longas. Nestes encontros algumas regras gerais foram aplicadas:
- Fazer reuniões apenas quando necessário;
- Comunicação com antecedência da pauta da reunião e inclusive di tempo de duração;
- Tempo de duração não superior a 2 horas;
- O número de participantes deve ser tão enxuto quanto possível;
- Toda reunião deve ter no mínimo um relator/secretário e um gerente
- Reuniões devem sair com todo lists e definições;
- Caso ache necessário elabore ata (prática, resumida, apenas com o essenncial); Template de ata de reunião
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