sexta-feira, 25 de abril de 2008

Comunicação- Parte II-Reuniões

Dada a importância que tem está área decidir me aprofundar mais um pouco em alguns detalhes. Neste post tratarei da comunicação interna seus problemas e alternativas para contorná-los.
Uma boa prática mas que se não for bem aplicada toma um tempo enorme num projeto são as reuniões com as equipes e com os clientes. Essas reuniões quando não são bem planejadas e conduzidas tendem a se tornar longas e enfadonhas. Uma tentativa que fizemos foi o de fazer reuniões a cada 15 dias (nossa iteração) nessas reuniões eram repassados todas a metas atingidas, o problemas, as soluções encontradas dentre outras informações. O problema com está abordagem foi que além de acumular muitos assuntos alguns problemas descobertos no início da iteração esperavam até o fim para serem resolvidos.

Como superei?

De início as reuniões passaram a ser semanais, depois passaram a ser diárias mas ainda sem um planejamento. Isso mesmo, por menores que sejam as reuniões, elas precisam acontecer com o mínimo de planejamento. Para isso recorremos ao SCRUM que define as seguintes regras para as reuniões diárias : (tradução nossa)

  • Devem ser diárias;
  • Devem acontecer no mesmo local e no mesmo horário todos os dias;
  • Não devem durar mais de 30 minutos (no nosso caso adotamos 15 min com 5 min de tolerância); Uma dica neste caso é usar o celular para alarmar a cada cinco minutos.
  • O SCRUM master é apontado (no nosso caso o próprio gerente do projeto)
  • o Scrum Master é responsável por perguntar a todos da equipe
    • O que você fez desde a última reunião?
    • Quais foram as dificuldades na execução de sua tarefa?
    • O que você pretende fazer de agora até a próxima reunião?
  • A conversa só é permitida para responder as 3 perguntas acima;
  • Reuniões podem ser estabelecidas para logo após essa reunião; (geralmente estas reuniões servem para que alguns membros da equipe possam debater mais detalhadamente sobre problemas e/ou soluções)
  • O Scrum master é responsável por tomar decisões imediatas para romover impedimentos a resolução de problemas;
Vale ressaltar que é preciso de muita disciplina para que estas regras sejam seguidas. A atitude do gerente nestas reuniões é decisiva, muitas vezes sendo um pouco chato.
É preciso evitar que estas reuniões se tornem encontros para colocar a conversa em dia, fazer lanches, conversar sobre futebol, fim de semana, etc. (armadilhas scrum)

Mesmo com as reuniões diárias outras reuniões eram necessárias e as vezes mais longas. Nestes encontros algumas regras gerais foram aplicadas:
  • Fazer reuniões apenas quando necessário;
  • Comunicação com antecedência da pauta da reunião e inclusive di tempo de duração;
  • Tempo de duração não superior a 2 horas;
  • O número de participantes deve ser tão enxuto quanto possível;
  • Toda reunião deve ter no mínimo um relator/secretário e um gerente
  • Reuniões devem sair com todo lists e definições;
  • Caso ache necessário elabore ata (prática, resumida, apenas com o essenncial); Template de ata de reunião
Até a próxima !

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