quarta-feira, 23 de abril de 2008

Denial of Service- O gerente é um multitarefa por natureza

Não é raro, independente da área de atuação, ser atropelado por um volume grande de atividades, todas aparentemente com a mesma prioridade. No entanto, esta parece ser uma coisa pra lá de rotineira na área de gerência em TI.
Quando iniciei gerenciando projetos vivi na pele essa avalanche de tarefas. O meu primeiro projeto como gerente a quantidade de tarefas era bem superior ao meu número de horas no dia, todas com a máxima urgência. Isto pode facilmente conduzir qualquer gerente novato ao stress, ou melhor, como costumava chamar ao Denial-Of-Service. Isto porque chega a um ponto que se não tomarmos cuidado acabamos por não concluir tarefa alguma a contento. Ou seja, pode-se comprometer bastante o cronograma de um projeto se não soubermos como lidar com uma demanda excessiva.

Como superei

A primeira coisa a se fazer é manter a calma. Falado assim isto parece simples, mas na verdade não é. Como gerente, somos responsáveis pelo bom andamento do projeto e queremos,naturalmente, resolver os problemas da maneira mais rápida possível. Isso pode acabar levando a uma produtividade baixa (pelo menos foi o que aconteceu comigo durante um tempo).
Uma vez calmo, a segunda coisa a fazer é pensar com frieza em qual dos problemas que quando resolvido trará maior ganho num menor espaço de tempo. Ou seja, tempos que priorizar atividades segundo os critérios de retorno para o projeto (levando em conta o tempo para obtê-lo). Trata-se do bom e velho "atacar um problema por vez".
Vale lembrar que é sempre bom considerar que algumas atividades podem ser delegadas. É sempre por fazer-se essa indagação, pois quando iniciamos na atividade de gerência muitas vezes queremos resolver tudo sozinho. Mas isso já é assunto para outro Post.

Até Breve

2 comentários:

Unknown disse...

O problema é ter tempo pra pensar, enquanto tem alguém enchendo o saco porque sua solicitação é "urgente" ou "prioritária", ou até porque "a pessoa lá de cima" que pediu.

Anônimo disse...

Acredito que no cenário do mercado atual, todos profissionais da área de TI (estou especificando por se tratar do assunto, não que os demais profissionais não necessitem) precisam ser multitarefa.
Os prazos são curtos, a cobrança é alta e o fluxo da pressão segue toda hierarquia até chegar no último nível.
Preciso que você prepare esse relatório urgente, diz o gerente, mas e a funcionalidade super importante que estou desenvolvendo para que o usuário consiga fazer seu trabalho com mais eficácia, diz o desenvolvedor... "Esse relatório é prioridade máxima!!"
Esse cenário e outros semelhantes ocorrem muitas vezes na carreira de um profissional é necessário "manter a calma" e "atacar um problema de cada vez".
Acredito que um bom profissional de gerência é aquele que sabe delegar atividades e passá-las de forma clara e o bom profissional de desenvolvimento é aquele que sabe manter a calma e executar as tarefas passadas de acordo com as prioridades estipuladas pelo gerente, claro que aqui também cabe um pouco de indagação ou crítica da parte do desenvolvedor caso ele perceba essa necessidade.
Acho que entrei em um assunto mais abrangente do que especificamente nesse post. =]