quinta-feira, 24 de abril de 2008

Delegar tarefas

Uma das armadilhas com a qual me deparei durante o primeiro projeto como gerente foi a de tentar fazer de um tudo. Isto mesmo, no início tive dificuldade de me afastar do desenvolvimento em si. Acredito que isso acontecia parte por conta da equipe reduzida que tínhamos e parte pela inércia, ou seja, estava habituado a desenvolver (codificação, projeto e análise) "fiz isso durante muito tempo em minha carreira, era o que eu sabia fazer melhor".
Este problema atrapalhou o bom andamento do projeto durante alguns meses. Foi duro até eu aprender a delegar tarefas. Pode parecer óbvio, afinal de contas a distribuição de tarefas é uma das atribuições básicas do gerente de projeto. Pois bem, não que fizesse isso todos os dias, mas constantemente me pegava fazendo tarefas que deveria confiar a alguém.

Como superei?

Bem, neste caso acho que a gerência a qual eu estava subordinado contribuiu para isso, insistindo, orientando e cobrando que eu exercesse minhas atividades de gerência. A pessoa que controlava o meu trabalho constantemente me cobrava por cronogramas, status do projeto etc. sendo assim tinha cada vez mais que delegar atividades para poder me dedicar as tarefas de gerente.
Outro componente foi o tempo, a prática das atividades de gerência me fez perceber a importância de distribuir responsabilidades.

5 comentários:

Unknown disse...

Sem dúvida, a delegação de tarefas é realmente muito difícil. Principalmente pra quem está começando na gerência de uma área que domina quase que completamente. Ou seja, vai gerenciar pessoas que vão fazer o que você fazia.
Você fica com a sensação que a pessoa pra quem você vai delegar não vai saber fazer bem feito o que você fazia, e nem no tempo desejado. Isso é uma casca de banana, pois prejudica bastante a gerência do tempo.
Por experiência própria, talvez seja mais fácil gerenciar uma área na qual você tem um conhecimento amplo, mas não saiba executar todas as tarefas. Aí fica mais fácil delegar.

Tere disse...

Olá, parabéns pelo blog, os textos estão muito bons. Mas estou com uma dúvida prática.
Como você fazia para acompanhar a atividade delegadas. Usava algum software de controle?

Carlos Henrique disse...

O acompanhamento das atividade foi umas das áreas em que mais fizemos "experiência". Ao longo de um projeto chegamos a usar MSproject, Xplaner, Excel, RedMine. Logo logo postarei um tópico onde detalharei mais esse tema .

Anônimo disse...

Em primeiro lugar venho parabenizá-lo também pelo Blog...
Seus textos são muito interessantes e estão contribuindo muito para o meu crescimento.
A respeito do tema acredito que Delegar tarefas se torna mais fácil quando o Gerente conhece ou tem a habilidade de compreender facilmente as habilidades dos seus colaboradores.
Conhecer o potencial e as áreas de afinidade deles ajuda quando as tarefas surgem, mas quando se trata de equipes novas essa tarefa pode se tornar muito complicada, por isso acredito que reuniões são importantes para que esse tipo de habilidade seja descoberta.
Até mais.

Unknown disse...

Gostei bastante do tema, pois acredito que esse seja um grande problema para a maioria dos Gerentes.

Uma dúvida: quando você sabe que sua equipe está muito ocupada, e não tem a quem delegar a tarefa (que é de grande importãncia tb), você mesmo a executa (mesmo sabendo que não seria esse o seu papel), pensa em remanejamento da equipe (atrasando demais tarefas? Ou algo diferente?