terça-feira, 22 de abril de 2008

O Início - A Mudança- O mito de que o gerente não faz nada

Como primeira postagem, escolhi voltar um pouco no tempo e lembrar da primeira vez que fui escolhido para gerenciar um projeto. Eu que sempre gostei de desenvolver (codificar e fazer análise) por força da circunstância me vi obrigado a gerenciar um projeto de software.
Como preparação, alguns cursos (PMBOK) e uma boa dose de pesquisa na Web me foram indispensáveis.
A seguir comentarei sobre as primeiras dificuldades (desafios), começando pelo que chamo de

O mito de que o gerente não faz nada.



Como desenvolvedores tendemos a acreditar que nós fazemos todo o trabalho e por conta disso sofremos a maior pressão quase todo o tempo. Quando passamos de desenvolvedor para gerente um dos sentimentos preponderantes (geralmente ao final do dia) é o de que não produzimos nada, ou seja, nenhum código "brotando de nossas mãos". A sensação é estranha e é preciso de certo esforço e tempo para convencer-se que o seu trabalho "tem algum valor".
Acredito eu que pela natureza distinta dos trabalhos (Desenvolvedor X Gerente) acabamos com a sensação de improdutividade. Isto é, ao invés de ver, aos poucos o código ganhando vida, agora temos que participar de um número bem maior de reuniões, resolver problemas de relacionamento na equipe (picuinhas), cobrar prazos, atualizar cronogramas etc. Raros não foram os dias em que me via como um mero resolvedor de "probleminhas".

Como superei?
Bom, para superar está terrível sensação três fatores foram essenciais:

  • passar a enxergar as novas atividades como desafio;
  • saber que um bom gerente tem como uma de suas funções servir a sua equipe para que se possa atingir um fim;
  • tempo;

O gerente noviço precisa se comprometer com as suas novas tarefas e acreditar que elas são importantes para o bom andamento dos trabalhos, por isso enxerga-las como desafio ajuda muito.
Se ver como um servidor de sua equipe é um dos pontos chaves, ou seja, como gerentes acabamos nos importando mais com o bem estar geral de nossa equipe do que com o nosso, passamos a ver qualquer obstáculo ao bom andamento das atividades como nosso inimigo.
O tempo, ou seja, a experiência faz com que se "tome gosto" pelas atividades de gerência. De outra forma podemos dizer que se os dois primeiros fatores forem observados é questão de tempo para que a sensação desagradável de improdutividade desapareça.


E aí? Alguém mais já passou por algo parecido?

7 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Cara, isso é realmente verdade!
O mito relamente existe. Principalmente pelo fato de que, se alguém pergunta ao gerente como uma ação foi desenvolvida, ele saberá muita coisa, pois acompanhou todo oa evolução do projeto, mas, com certeza, não saberá os mínimos detalhes, e quem saberá isso será alguém de sua equipe. Isso pode causar a sensação de quemquem relamente trabalha é quem bota a mão na massa.
Mas isso não é verdade, quando você se torna um gerente, geralmente aparecem muito mais demandas do que aquelas que você achava que iria ter quando apenas observava.
Conseguir aproveitar o tempo disponível para cumprir (bem) todas as tarefas talvez seja um de seus maiores méritos e de todos os bons gerentes.

Anônimo disse...

Realmente existem pessoas e até companheiros nossos que podem pensar assim.
Mas acredito que aqueles que tem essa mentalidade não se deram conta que qualquer tipo de projeto é necessário a colaboração de todas partes envolvidas.
Acredito que administrar qualquer tipo de atividade se assemelha com brincar com aqueles jogos da Lego.
Existem peças pequenas, grandes, complexas, de cores diversas, alguamas não se 'bicam', etc.
Então vejo o papel de Gerente como se fosse alguem que tem varias peças nas mão com funcionalidades diferente e precisa agrupar essas peças para que elas se transformem no objeto desejado.
Não acredito que por causa de atividades mais administrativas os outros deveriam taxar os Gerentes dessa forma e acredito também que o próprio Gerente deve reconhecer que o papel dele é muito importante, pois é ele que determina como as peças vão se encaixar e se ele planejou fazer um avião e no fim montou um trator foi por que não soube gerenciar bem as peças e nesse momento toda atenção estará voltada para o Gerente, pois todos tem certeza que a culpa é dele por ter deixado de fazer aquilo ou ter feito aquilo demais e por ai vai.
Portanto se esse mito ainda persiste é porque as pessoas não reconhecem a importância deles mesmos e a do Gerente.

Gualter disse...

Mudar essa consciência é o primeiro de muitos passos para os que aspiram uma posição de gerência. Não é fácil planejar, delegar, acompanhar e ainda ter que preparar relatórios para comunicar o andamento disso tudo e ainda com um monte de reuniões durante esse tempo. Temos ainda que ouvir, entender e encontrar a melhor forma de incentivar nossos colaboradores a dar o melhor de si. O gerente comanda um grupo, mas acima de tudo, esse grupo é formado de indivíduos com comportamentos e culturas diferentes, ou seja, não existe uma receita ou forma única de lhe darmos com os nossos colaboradores, às vezes um gerente precisa agir como um psicólogo ou terapeuta. Estes são alguns exemplos de como as tarefas de um gerente podem ser árduas e só o tempo, a prática e boa vontade vão moldar os bons gerentes, como o Carlos diz: “Ninguém nasceu gerente” ou se nasceu, não é tão bom assim, porque entende o que é ser peão.
Carlos, Parabéns pela iniciativa, seu blog vai ajudar a muita gente que pretende assumir essa função. Espero passar por aqui outras vezes.

Unknown disse...

Eu nunca tive essa sensação de não estar produzindo, talvez pelo fato de eu nunca ter sido apenas gerente de projeto. Acredito que eu nunca venha a me sentir assim, mas me incomodaria muito achar que a minha equipe não reconhece a importância do meu trabalho.
Sempre tive em mente que o gerente é como o tecnico da seleção. Tem que saber quem escala e montar as melhores estratégias nos momentos decisivos. E no final, se o time ganha, o mérito é da equipe, mas se perde, a culpa é do técnico. :)
Não é simples planejar um projeto, definir cronograma, replanejar o projeto para evitar um atraso, monitorar o andamento das atividades, identificar membros da equipe que estão atrapalhando o bom andamento das coisas, motivar a equipe, elaborar estratégias de riscos etc. etc. etc...ufa.
Ai do membro da minha equipe que sonhar em achar que gerente não trabalha. :)

Unknown disse...

Com a licença de todos, eu gostaria de postar um comentario.

Em primeiro lugar, parabens Juarez pela iniciativa de criar esse espaço. Estar sempre em busca do conhecimento é uma das principais qualidades de um bom Gerente.

Para ser um bom Gerente existem qualidades que são indispensáveis, tais como: organização, conhecimento da causa que gerencia, equilibrio emocional para lidar com todas as questoes do dia-a-dia que envolvem pessoas e para lidar com as pressões de seus superiores, bom carater, precisa saber fazer bom uso das palavras, capacidade de relacior-se facilmente com pessoas, entre tantas e tantas outras ...

Mas eu destacaria duas que acho de vital importância:

"CORAGEM"
"SEDE POR CONHECIMENTO"

- CORAGEM para assumir os riscos, CONHECIMENTO para saber calcular os riscos e tomar as melhores decisões;

- CORAGEM para encarar os desafios, CONHECIMENTO para superar os desafios e ficar pronto para os novos;

- CORAGEM para chamar pra si as responsabilidades, CONHECIMENTO para decidir e orientar sobre a melhor forma de resovler os problemas que estao sob sua gerencia;

- CORAGEM para ouvir a todos os membros de sua equipe e seus diretores, CONHECIMENTO para filtrar seus posicionamentos e usar o que for produtivo em beneficio do projeto e em seu proprio crescimento pessoal;

- CORAGEM para assumir uma decisao errada, CONHECIMENTO para saber qdo errou e corrigir o erro;

- CORAGEM para vestir a camisa da empresa em que trabalha, CONHECIMENTO crescer junto com ela;

- CORAGEM para aceitar os sacrificios que sua função exige, CONHECIMENTO para transformar esses sacrificios em motivações para si e para sua equipe;

Eu diria que: o que diferencia o gerente dos demais membros da equipe é justamente o fato de ele ter essas qualidades desenvolvidas ou em desenvolvimento.

Concordo com o posicionamento de que ninguem nasce gerente. Mas o gerente ja nasce com a sede de ir além do que é o comum. Isso independe de conhecimento, é da pessoa. O conhecimento é a consequencia da busca por ele.

Essas qualidades o tornam um lider, o transformam na pessoa que faz as coisas acontecerem e nao esperam que as coisas aconteçam simplesmente.

"... o gerente é como o tecnico da seleção. Tem que saber quem escala e montar as melhores estratégias nos momentos decisivos. E no final, se o time ganha, o mérito é da equipe, mas se perde, a culpa é do técnico."

A comparação que a colega Mylene fez resume um dos grandes desafios de um gerente, que é o de assumir responsabilidades e responder por elas.

Trazendo para a realidade empresarial eu diria que, nesse caso não há lugar para "culpas".
Porque quando estamos falando de responsabilidades com um projeto serio, devemos pensar em competência ou incompetência para gerenciar. Podem ocorrer problemas, novos obstáculos nao previstos, etc.. mas que com competência podem ser superados.

Nao concordo com o posicionamento de que existe um mito de que gerente nao faz nada.
Existe sim, a maldade nos comentarios que muitas vezes acontecem dentro de uma equipe a respeito de seus superiores diretos. Nesse caso volto a "bater na tecla" de que há competencia e incompetencia. Se o gerente tiver competência, ele irá identificar esses problemas com facilidades e encontrará uma forma inteligente de resolve-los.

Um abraco a todos.

Download Informática disse...

OLÁ BOM DIA!

SOU ESTUDANTE DE INFORMÁTICA, TECNÓLOGO EM REDES DE COMPUTADORES, E VEJO COM BASTANTE INTERESSE A PROFISSÃO DE GERENTE DE T.I, MESMO CONHECENDO O ÁRDUO TRABALHO QUE EXERCE O PROFFISIONAL QUE OCUPA ESTE CARGO.
PRETENDO, FAZER CARREIRA PROFFISIONAL COMO GERENTE. INDAGO A VOCÊS!!! QUAIS SÃO AS QUALIFICAÇÕES PROFISSIONAIS NECESSÁRIAS PARA O GERENTE DE T.I, OU MESMO PARA QUE DESEJA ALCAÇAR ESTE CARGO?