Tomada de decisão, eis aqui uma coisa com a qual, se já não estamos habituados, teremos dificuldade ao entrar na área de gerência. Acontece que no cotidiano lidamos com tomada de decisão, mas nem sempre utilizamos técnicas para fazê-lo. Na realidade na maioria dos casos tomamos decisões de forma empírica ou simplesmente nos deixamos levar. Quando se está à frente de um projeto isto não pode ocorrer.
Outro fator que está presente em um projeto e que geralmente é inimigo da boa tomada de decisão é o tempo. O gerente novato pode se sentir bastante inseguro para tomar alguma decisão de impacto para o projeto. Ou mesmo pode levar tempo demasiado para reagir o que significa atraso para o projeto.
A tomada de decisão geralmente está associada a um risco para o projeto. Ou melhor, a tomada de decisão consiste em adotar a alternativa que representa menor risco para o projeto. Ou ainda, tomada de decisão visa sempre minimizar os riscos (negativos) de um projeto.
O PMBOK estabelece um área para a gerência de riscos e para ela quatro processos:
- Identificação dos riscos;
- Quantificação dos riscos;
- Desenvolvimento das respostas e
- Controle das respostas
Como Evitar
Alguém disse uma certa vez (acho que foi Maquiável, não estou bem certo) que: "A decisão lastreia-se na informação, mas brota da sabedoria". Daí podemos dizer que para tomar decisão é necessário informação, boa informação e da maneira mas rápida que pudermos obter. Porém só a informação não basta tem que haver sabedoria o que nos tempos de hoje chamamos de experiência. Sim, acho que só com o tempo e o aprendizado é que se aprimora a tomada de decisão.
Em termos práticos, caso são possua a informação suficiente, procure-a, consulte quem saiba (a boa e velha opinião do especialista). Se dispuser de tempo, investigue através de protótipos (spike solutions, por exemplo). Outra técnica que ajuda é a da árvore de decisão.
Há também algumas ferramentas disponíveis para quantificar e analisar riscos:
- @Risk - www.palisade.com
- Risk+ -www.projectgear .com
- Primavera´s Mont Carlo - www.primavera.com
- Nunca despreze toda e qualquer informação que possa ser útil
- Documente sempre o porquê de se tomar determinada decisão
- Controle se a resposta ao risco (decisão tomada) está sendo satisfatória
- Não tenha vergonha de voltar atrás caso perceba que tomou alguma decisão errada (antes tarde do que nunca)
- Uma decisão rápida vale mais do que uma indefinição muito longa
- Não chore o leite derramado, se tomou a decisão errada trate de aprender com ela, isto é faz parte do processo de ganhar experiência.
____________________________________________________________________