sábado, 4 de setembro de 2010

O Gerente precisa entender bem de programação??

Esta pergunta foi feita num comentário do último post. É uma pergunta recorrente, mas que sempre rende muita discussão.
Não acredito que para ser um bom gerente de TI precise necessariamente ser um expert em programação. Diga-se de passagem, esta idéia se aplica não só a TI mas a outros ramos também.
Um gerente que não tenha conhecimentos avançados de informática pode conduzir um projeto na área de TI. Claro que para isso terá que se apoiar (confiar) em membros do time que possuam conhecimento para realizar determinadas atividades (que exigem conhecimento técnico específico). Aí é onde residem algumas das habilidades requeridas para um bom Gerente: identificar as potencialidades de sua equipe, fazer com que estes potenciais sejam aproveitados de maneira mais eficaz, por exemplo.
A um dito popular na área que diz: o importante não é saber mas sim, saber o telefone de quem sabe.

Não estou aqui desprezando o conhecimento adquirido ao longo de uma vida por muitos gerentes. Muitos deles constroem uma carreira passando por programação, passando por análise e se tornam gerentes. Acredito que o conhecimento em programação, análise, arquitetura, etc. ajuda muito ao gerente a exercer seu papel. Pra começar o gerente falará a mesma língua diminuindo assim a chance de haver mal entendidos (comunicação não é tudo, mas é 100%.).
Conhecendo programação, por exemplo, o gerente poderá, caso deseje, contestar determinados prazos dados por seus desenvolvedores. Questionar também a solução apresentada. Aqui cabe um alerta: Há que se ter muito cuidado para não investir muito tempo em tarefas que não são suas enquanto gerente. Ou seja, o Gerente gerencia, o programador programa e assim por diante.
Outra vantagem é que o conhecimento técnico ajudará a tomar a decisão de quem confiar para delegar atividades importantes.


Até Breve

2 comentários:

Temp disse...

Olá. Não encontrei seu contato no blog, mas escrevi algo semelhante recentemente sobre isso. Veja no meu blog também. http://projeto001.blogspot.com/
Parabéns,
Rafael Buzon

Heitor Regiani disse...

olha gostei d+ do blog

o artigo foi bem util para mim pois faço engenharia da computação e estou estudando para tirar certificação ITIL V3 Foundation


estou gostando bem dessa area de Gerencia e não sou muito fã de programação mesmo rs