segunda-feira, 18 de agosto de 2008

O Gerente e sua equipe - 2ª Parte

Caros,

Depois de um "longo e tenebroso inverno" aqui estamos nós. Volto comentando sobre uma dúvida passada pelo Juarez no meu penúltimo post. E quando um membro da equipe invade uma competência que não é a sua, como por exemplo, dar uma de "gerente do projeto por um dia". O que fazer?
Bem lidar com pessoas nunca foi fácil e por isso as respostas para questões como essas nunca são muito precisas. De qualquer forma temos algumas coisas a falar:

  1. Temos que observar qual a proposta de organização para equipe. Os papéis estão claramente definidos? Está claro para todos os membros que papel eles devem desempenhar?
  2. Tomar cuidado para não tolher a "pró-atividade" da equipe, visto que está é uma característica desejada em quase todos os times;
  3. Verificar sempre se não é possível converter em boas ações as "interferências". Ou seja, usar a criatividade para verificar se as "intromissões" ou desvios de função podem ou não ser aproveitados.
  4. Em último caso, quando se tratar realmente de problema que afete de alguma forma o bom andamento do projeto o líder da equipe deve se posicionar de maneira firme e educada e explicar o porquê daquela atitude ser prejudicial no momento. Casos problemáticos devem ser acompanhados mais de perto, sempre com o cuidado de avaliar caso a caso.
Não se pode negar que em casos extremos (atitudes que comprometem seriamente o desempenho da equipe) o gerente terá que tomar atitudes mais drásticas como punições ou o desligamento da equipe. Note que, propositadamente, coloquei esta alternativa depois do "último caso". Isto é pessoal, gosto de tentar todas alternativas antes de partir para atitudes punitivas. Gosto de esgotar as possibilidades, trabalhar muito o motivacional e aproveitar o que cada membro da equipe tem de melhor.

Espero ter contribuído

Até breve

2 comentários:

Juarez P. A. Filho disse...

Opa Carlos, bom vê-lo por aqui novamente, ótimas dicas.
Acredito que realmente lidar com pessoas não é nada fácil, pois cada um tem suas peculiaridades, o item 1 é muito importante e acredito que muitos pecam em deixar as coisas bem claras, pois realmente saber qual é o seu lugar no time é essencial para determinar como você deve agir.
Acredito que pessoas pró-ativas tendem a se destacar e alcançar melhores resultados, porém acredito que essas pessoas devem ser cuidadosamente direcionadas, senão podem perder o foco com facilidade.
Converter em boas ações as interferências... é o desejável, mas existem casos que essa interferência pode afetar diretamente o moral dos integrantes da equipe, vi uma situação que foi bem constrangedora e foi necessário conversar com os envolvidos em particular para deixar as coisas bem claras.
Realmente punições devem ser colocadas como último recurso, pois podem abalar seriamente o bom relacionamento entre os membros da equipe.
Espero que continue com seus posts, sempre podemos aprender um pouco mais de como nos tornarmos melhores profissionais mesmo não sendo Gerentes! =D

Unknown disse...

Olá Carlos, qualquer dia apareço lá no seu trabalho, para falar com todos e marcarmos para tomar 1 gelada.
Bom tenho um comentários sobre seus posts, estou tirando algumas dicas para aplicar no meu trabalho atual, pois estou em contato direto com pessoas, tanto desenvolvedores quanto clientes, não é nada fácil(Haja relatórios!!! =D). Ao ler seus artigos percebi que as experiências relatadas fazem parte do projeto em que eu fiz parte, principalmente essas do Gerente e sua equipe. As vezes quando passo por uma determinada situação no trabalho fico lembrando dos velhos tempos e quando passa acabo achando engraçado, mas é verdade, a vida faz com que um aprenda com o outro.
Grande abraço e sucesso. Sim, vi o artigo do SBQS, muito bacana parabéns a todos.