segunda-feira, 18 de agosto de 2008

O Gerente e sua equipe - 2ª Parte

Caros,

Depois de um "longo e tenebroso inverno" aqui estamos nós. Volto comentando sobre uma dúvida passada pelo Juarez no meu penúltimo post. E quando um membro da equipe invade uma competência que não é a sua, como por exemplo, dar uma de "gerente do projeto por um dia". O que fazer?
Bem lidar com pessoas nunca foi fácil e por isso as respostas para questões como essas nunca são muito precisas. De qualquer forma temos algumas coisas a falar:

  1. Temos que observar qual a proposta de organização para equipe. Os papéis estão claramente definidos? Está claro para todos os membros que papel eles devem desempenhar?
  2. Tomar cuidado para não tolher a "pró-atividade" da equipe, visto que está é uma característica desejada em quase todos os times;
  3. Verificar sempre se não é possível converter em boas ações as "interferências". Ou seja, usar a criatividade para verificar se as "intromissões" ou desvios de função podem ou não ser aproveitados.
  4. Em último caso, quando se tratar realmente de problema que afete de alguma forma o bom andamento do projeto o líder da equipe deve se posicionar de maneira firme e educada e explicar o porquê daquela atitude ser prejudicial no momento. Casos problemáticos devem ser acompanhados mais de perto, sempre com o cuidado de avaliar caso a caso.
Não se pode negar que em casos extremos (atitudes que comprometem seriamente o desempenho da equipe) o gerente terá que tomar atitudes mais drásticas como punições ou o desligamento da equipe. Note que, propositadamente, coloquei esta alternativa depois do "último caso". Isto é pessoal, gosto de tentar todas alternativas antes de partir para atitudes punitivas. Gosto de esgotar as possibilidades, trabalhar muito o motivacional e aproveitar o que cada membro da equipe tem de melhor.

Espero ter contribuído

Até breve